quinta-feira, 23 de junho de 2016

Rádio B.A. - Judocas classificados aos Jogos Olímpicos comentam reta final para Rio 2016

Minastenistas Érika Miranda, Mariana Silva e Alex Pombo destacam ciclo olímpico e adversidades superadas até a vaga


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

23/06/2016 - Érika Miranda (52kg), Mariana Silva (63kg) e Alex Pombo (73kg) estão a 43 dias da realização do principal objetivo dos últimos quatro anos. Os judocas, todos do Belo Dente/Minas, representarão o Brasil em suas respectivas categorias nos Jogos Olímpicos, em agosto, no Rio de Janeiro. E, neste momento de reta final, é inevitável a ansiedade.

Nesta quinta-feira (23), os três concederam entrevista à imprensa de Belo Horizonte no Minas Tênis Clube e o Boleiros da Arquibancada e o portal/jornal O Tempo bateram um papo com os três. Em pauta, o ciclo olímpico, a expectativa para a disputa e, claro, as adversidades superadas.

Mariana Silva, Alex Pombo e Érika Miranda.
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)

Érika Miranda, aos 29 anos, disputará sua segunda edição dos Jogos, mas esta poderia ser a terceira vez no maior evento esportivo do mundo. Em 2008, já em Pequim, ela teve de ser cortada, após uma lesão nos ligamentos do joelho direito. À época, Érika tinha apenas 21 anos. Agora, amadurecida e dois ciclos à frente, Miranda é referência no peso meio-leve e uma das esperanças de medalha para o Brasil no Rio.

Ouça a entrevista com Érika Miranda:


Mariana Silva, de 26 anos, também teve problemas, às vésperas de Londres 2012. Quatro meses antes dos Jogos, ela deslocou o ombro esquerdo. Com o trauma, sofreu uma lesão ligamentar em toda a volta do ombro, operando em outubro do mesmo ano.

A opção, à época, junto à comissão médica da seleção olímpica de judô, foi por tratar clinicamente até o torneio. Mariana fez fisioterapia todos os dias na preparação para sua primeira edição olímpica, porém, sem condição de treinamento. Agora, ela comemora uma reta final sem lesões graves e espera ir bem na categoria meio-médio.

Ouça a entrevista com Mariana Silva:


Alex Pombo não foge à regra, mas seu problema físico ocorreu bem mais recentemente. Em julho de 2015, quando defendia o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o atleta de 27 anos rompeu totalmente o ligamento cruzado posterior e parcialmente o colateral lateral do direito, e acabou prejudicado na luta que valia o bronze. O período de recuperação durou cerca de três meses e, ainda assim, ele foi o melhor brasileiro no ranking de sua categoria, leve.

Ouça a entrevista com Alex Pombo:


Na página da Rádio B.A., mais áudios.

0 comentários :

Postar um comentário