quinta-feira, 24 de setembro de 2015

No início da temporada, Mundial 'totalmente diferente' anima Sada Cruzeiro

Em 2014, torneio foi disputado pouco depois da final da Superliga e ao término de uma temporada extremamente vitoriosa e desgastante


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

24/09/2015 - Em 10 de maio de 2014, os jogadores do Sada Cruzeiro cumpriam o último e um dos mais importantes objetivos daquela temporada: o Mundial de Clubes de Voleibol Masculino, disputado pela segunda vez em casa, no Mineirinho, em Belo Horizonte. As expectativas eram grandes, tendo em vista o ano extremamente vitorioso vivido pelo time celeste. Apenas na temporada 2013?2014, foram seis títulos: o tricampeonato do Torneio de Irvine nos Estados Unidos, o tetracampeonato mineiro, o título da Copa Brasil, o bicampeonato do Sul-Americano de Clubes e o bicampeonato da Superliga, além do título Mundial de 2013, disputado no início da temporada em Betim. Então, no segundo Mundial da temporada, era natural encontrar um time desgastado por essa sequência.

Ponteiro Filipe é um dos que "agradece" pela nova data do Mundial.
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze/Boleiros da Arquibancada)

Em quadra, foi exatamente esse o cenário. Como os cruzeirenses gostam de dizer, isso não pode ser usado como desculpa, mas após um ano com jogos no nível máximo (em quantidade e intensidade), era natural uma queda de desempenho, ainda mais com o Mundial 2014 iniciado três semanas após a decisão nacional. O Cruzeiro foi apenas o quarto colocado, perdendo o bronze para a UPCN, da Argentina, que está novamente no torneio. Na primeira fase, o time também perdeu para o Belogore Belgorod, da Rússia, que acabou sendo o campeão. A situação tende a ser diferente agora, com a edição 2015 retornando para o início da temporada, entre 27 e 31 de outubro, em Betim.

Um dos grandes nomes do time, o ponteiro Filipe está animado com um Mundial "totalmente diferente", como ele mesmo define. "Nós chegamos (ao Mundial) em um desgaste até difícil explicar. Tivemos uma semana, 10 dias de folga (após a Superliga), pra tentar recuperar. O corpo já é acostumado, 15 anos de voleibol, a chegar em abril ao fim da temporada. Pra começar um torneio em maio, sentimos bastante. Não estamos colocando a culpa em nada, mas sentimos mesmo em um ano de muitos torneios. Agora sendo em outubro, início de temporada, nós temos mais energia, mais força, dedicação, empenho, foco. Tem tudo para dar certo para que a gente possa buscar esse título novamente", justificou o camisa 18.

Ouça abaixo a entrevista completa com o ponteiro Filipe:


O levantador e capitão William é um dos que sentiu o desgaste naquela competição. "Não é desculpa de perdedor, até porque não precisamos disso, mas foi uma data infeliz, eu acho, principalmente pra nós atletas, porque a Superliga é o último campeonato. Psicologicamente, isso influencia demais. É a semana em que eu fico resfriado, que é onde o corpo dá uma relaxada mesmo, e 15 dias depois já tinha campeonato. Confesso que não foi a melhor data. Não estava bem, não estava na melhor forma fisicamente", relembra o Mago.

Nesse sentido, William acredita que o retorno da competição para o início da temporada é a decisão mais acertada. "Esse período agora é o melhor. Foi o que disputamos nos últimos dois anos (2012 e 2013). É um período onde estamos bem fisicamente, com um cansaço ainda bem suportável e com muita vontade de ganhar, porque é um começo de uma longa trajetória de vários campeonatos, o primeiro título importante. Tudo soma para um bom torneio e essa é a melhor data para nós", concluiu o maestro.

Ouça abaixo a entrevista completa com o levantador William:


O Mundial de Clubes será realizado em Betim entre 27 e 31 de outubro e terá cobertura do Boleiros da Arquibancada. Sada Cruzeiro, Zenit Kazan (RUS) e Arecibo Capitanes (PRI) estão no Grupo A e o B tem Ah Ahly (EGI), Paykan Tehran (IRA) e UPCN (ARG). Falamos sobre a apresentação do torneio aqui no Boleiros da Arquibancada.

Leia também: Wallace comenta recuperação e possível retorno para o Mundial

0 comentários :

Postar um comentário