quarta-feira, 27 de maio de 2015

Suspenso, Bernardinho aposta em rodagem e entrosamento em principal objetivo da seleção

Seleção brasileira abre Liga Mundial de Vôlei em Belo Horizonte na sexta-feira (29). Brasil está garantido na fase final, disputada no Rio de Janeiro


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

27/05/2015 - A seleção brasileira masculina de vôlei está a dois dias da estreia no principal objetivo da temporada 2015: a Liga Mundial. Os dois jogos contra a Sérvia, no Mineirinho, em Belo Horizonte, estão marcados para os dias 29 e 31, próxima sexta e domingo, às 14h e 10h (de Brasília), respectivamente. O elenco comandado pelo técnico Bernardinho realizou nesta quarta-feira (27) o primeiro treinamento aberto à imprensa no palco do jogo, e o comandante brasileiro, suspenso por 10 jogos devido a confusões no último Mundial (relembre no fim da matéria), já parece ter em mente a meta para este início de trabalho: a rodagem do grupo e a aposta no entrosamento.

Suspenso por 10 jogos, Bernardinho acompanhará cinco das seis semanas da primeira fase das tribunas.
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Para os dois primeiros jogos, o elenco deve sofrer modificações. Em um dos times, os cruzeirenses William e Wallace irão manter a parceria do clube como levantador e oposto titulares, ao lado dos pontas Lipe (substituto de Murilo, suspenso por um jogo e gripado) e Lucarelli, e os centrais Lucão e Riad (ou Éder ou Isac), além do líbero Serginho, de volta à seleção pela primeira vez após os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A outra equipe poderá ter mudanças na dupla levantador-oposto, com a presença de Rapha e Vissotto, buscando também o entrosamento de outras temporadas, tendo em vista a parceria construída entre os dois no Trentino, da Itália.

"(O entrosamento) é uma das questões, como tivemos pouco tempo de treinamento. Por exemplo, o
Raphael jogou com o Vissotto na Itália, esteve com ele na seleção. Dos nossos opostos, o Wallace tem uma bola um pouco mais específica, diferente da dos outros, com uma eficiência e plasticidade enorme, então vem o entrosamento com o William. Certamente usar isso é importante porque eles já vêm de um trabalho", observou Bernardinho, que confirmou Lipe como titular para o início do trabalho e lamentou a ausência da seleção na Copa do Mundo deste ano.

"Certamente o Lipe começará jogando porque o Murilo está suspenso (um jogo). Vamos rodar essa equipe durante as duas partidas, rodar levantadores e opostos. Infelizmente, não é uma temporada longa porque nos tiraram da Copa do Mundo. Seria uma competição fundamental no nosso planejamento para a Olimpíada. A FIVB decidiu assim, angariou a simpatia de algumas equipes que não queriam ter um grande adversário na Copa do Mundo e isso certamente prejudica a nossa preparação", analisou Bernardinho.

Bicampeão da Superliga pelo Sada Cruzeiro aos 24 anos, Isac é uma aposta de Bernardinho.
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Quanto à dupla de centrais, o parceiro de Lucão ainda pode ser encarado como uma incógnita. Riad, companheiro de Sesi-SP na última temporada e, anteriormente, no extinto RJX, deve ser o escolhido, mas Éder é um jogador prestigiado e formou parceria de longa data com Lucão na antiga equipe da Cimed, tetracampeã da Superliga na década passada. Porém, o jovem Isac, bicampeão da Superliga pelo Sada Cruzeiro aos 24 anos, também foi muito elogiado por Bernardinho e é uma aposta para este ciclo.

"Está exuberante, tendo entrosamento ou não, e já não é de hoje. Há três anos estamos falando do Isac. Esteve conosco em 2013 e, em 2014, em função de questão física (problema na canela), não esteve. Certamente, é um jogador que pode nos trazer algo mais e é um jovem central que vem crescendo a cada temporada e tem uma capacidade de salto e alcance de ataque impressionantes. Estamos apostando muito nele e, se conseguirmos pontuar bem a questão física, vai estar o maior tempo na quadra, pra que ele possa se confirmar e conquistar um espaço que pode ser muito importante tendo em vista 2016", revelou Bernardinho.

Além da Liga Mundial, disputada até 19 de julho, o Brasil confirma a realização de amistosos nos Estados Unidos e França contra as seleções locais e também busca a confirmação de alguns torneios amistosos no Brasil com seleções convidadas em setembro, para que jogadores de todo o elenco continuem sendo testados. Uma espécie de "time B", mais jovem, representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, já que a utilização do grupo principal é inviável, pois as datas da fase final da Liga Mundial coincidem com as do Pan.

Ausente desde Londres 2012, Serginho retorna à seleção. 
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Serginho, de volta ao time principal, é considerado um trunfo do treinador Bernardinho nesse momento de formação do grupo. "É a volta de um de nossos grandes líderes, que nos inspira, que cobra. A presença dele traz um astral, uma energia positiva à equipe. (É importante) Ter um líder a mais junto com o Murilo e Bruno, que volta da Itália e começa a trabalhar em Saquarema. A presença do escada como um veterano sera muito importante para esse momento", avaliou o treinador.

Regulamento 

País sede da fase final, disputada no Rio de Janeiro entre 15 e 19 de julho, e, por isso, com vaga já garantida na próxima etapa, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Sérvia, Austrália e Itália. O Grupo B tem Rússia, Polônia, Estados Unidos e Irã. Os dois melhores de cada chave avançam para a fase final, além do Brasil e do campeão do chamado Segundo Grupo (Canadá, Cuba, Argentina, Bulgária, França, Coreia do Sul, Japão, República Tcheca, Holanda, Bélgica, Finlândia e Portugal).

Apesar de não vencer a competição desde 2010, a seleção brasileira é a maior campeã da Liga Mundial, com nove conquistas (1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010) e cinco vice-campeonatos (incluindo os dois últimos para Rússia e Estados Unidos e o de 2011 para a Polônia).

Suspensos

O ponteiro Murilo (um jogo), o líbero Mário Júnior (quatro jogos) e o técnico Bernardinho (10 jogos) estão suspensos neste início de Liga Mundial devido a uma série de incidentes na terceira fase do último Mundial, jogo contra a Polônia. O Brasil perdeu o confronto no "videocheque", os atletas não compareceram para dar entrevista coletiva e, além disso, uma toalha foi jogada em direção à mesa do jogo.

A Confederação Brasileira de Voleibol chegou a abrir mão de sediar a fase final da Liga Mundial deste ano por considerar as suspensões como uma retaliação da Federação Internacional de Voleibol, presidida por Ary Graça, ex-presidente da CBV. No fim do ano passado, a CBV divulgou uma nota afirmando que a punição foi um "duro golpe" e que aconteceu após a divulgação do "relatório da Controladoria Geral da União e, principalmente, depois do posicionamento da CBV em acionar judicialmente os responsáveis pelos contratos e pagamentos suspeitos na gestão do ex-presidente Ary Graça",

Assim, Murilo só estará disponível para o jogo do próximo domingo (31), enquanto Mário Júnior só jogará na terceira semana, contra a Sérvia, fora de casa (nos dias 12 e 14 de junho). Já Bernardinho só poderá estar ao lado da quadra na sexta e última semana da primeira fase, contra a Itália, em Cuiabá (dias 2 e 3 de julho). Neste período, o auxiliar Rubinho orientará o grupo ao lado da quadra.

Elenco que está em Belo Horizonte (15 jogadores):

Levantadores: William e Rapha
Opostos: Wallace, Leandro Vissotto e Evandro
Ponteiros: Lucarelli, Lipe, Lucas Lóh e Murilo *
Centrais: Lucão, Riad, Éder e Isac
Líberos: Serginho e Felipe

* Murilo veio a Belo Horizonte, mas, gripado, não treinou na quarta-feira. Suspenso por um jogo, só pode jogar no domingo

O Brasil na Liga Mundial 2015

29 e 31/5: Brasil x Sérvia, em Belo Horizonte (MG)
5 e 7/6: Brasil x Austrália, em São Bernardo do Campo (SP)
12 e 14/6: Sérvia x Brasil, na Sérvia 
19 e 21/6: Itália x Brasil, na Itália 
27 e 28/6: Austrália x Brasil, na Austrália 
2 e 3/7: Brasil x Itália, em Cuiabá (MT)

Ouça, na íntegra, a entrevista com Bernardinho:


Boleiros da Arquibancada acompanha os dois jogos da seleção brasileira na abertura da Liga Mundial de Vôlei direto do Mineirinho. 

0 comentários :

Postar um comentário